Seu bolo deu errado? 11 erros que você pode ter cometido (para não repetir mais)


Bolos são estruturas delicadas de farinha que precisam suportar o máximo de açúcar e gordura possível, além de ar. 
A quantidade de ingredientes, a maneira como são misturados, a temperatura e o tempo de forno, além do tipo e tamanho da forma em que será assado e até como é resfriado e desenformado fazem muita diferença no resultado.
Confira nossas dicas abaixo:


1) Pouco volume
Se o seu bolo não cresceu, ficou baixinho ou pequeno na forma, você pode ter adicionado muito líquido na mistura ou pouca farinha. Há ainda a possibilidade de que o fermento não tenha sido eficiente ou suficiente, ou então, que o forno esteja muito quente.
2) Formato irregular
O bolo ficou todo torto na forma, cheio de “altos de baixos”. Você pode ter cometido o erro de assar ingredientes mal misturados, ou ainda de não ter nivelado direito a massa dentro da forma. Repare também se sua assadeira não é deformada ou ainda se há algum desnível na prateleira do forno ou distribuição irregular de calor.
3) Textura densa ou pesada
É o famoso bolo solado, quando houve pouca fermentação, muito líquido, ou gordura ou açúcar na mistura. Outra hipótese é que o forno tenha assado abaixo da temperatura ideal ou ainda que a porta tenha sido aberta durante os primeiros minutos de forno.
4) Massa dura
Se algo deixou a massa como pedra, pode ter sido muita farinha na mistura ou pouco açúcar e gordura. Ou ainda, se você misturou demais e a massa desenvolveu o glúten da farinha de trigo, e se usou farinha forte demais, com muito glúten.
5) Massa irregular
A massa ficou como se fosse um bolo rústico, grosseiro. Sinal de que os ingredientes foram mal misturados, houve muita fermentação ou pouco ovo.
6) Massa quebradiça
Quando o bolo fica esfarelado pode ter sido adicionada muita gordura, muito açúcar ou fermentação na mistura. Além disso, pode ter sido usado o tipo errado de farinha ou também a mistura inadequada dos ingredientes.
7) Superfície queimada ou quebrada
Bolo queimado por cima e com rachaduras teve muita farinha na mistura ou usou farinha forte demais, com muito glúten. Outra possibilidade é que tenha havido pouco líquido na massa, mistura inadequada dos ingredientes ou forno muito quente.
8) Superfície úmida
Quando o bolo fica molhado por cima, deve ter ficado tempo insuficiente no forno ou resfriou dentro da assadeira ou sem ventilação suficiente. Também pode ter sido embalado ou coberto antes de esfriar.
9) Superfície muito escura
O bolo queimou por fora porque o forno estava muito quente, sua prateleira muito próxima da fonte de calor ou, então, a receita levou muito açúcar.
10) Superfície muito clara
Seu bolo ficou branco porque o forno assou abaixo da temperatura ideal, ou receita levou pouco açúcar, por exemplo.
11) Sabor ruim
O bolo até ficou bonito mas não ficou gostoso? Pode ser culpa de ingredientes de baixa qualidade, de uma receita mal equilibrada ou do armazenamento ou higiene inadequados tanto do bolo pronto quanto dos ingredientes.

0 comentários:

Postar um comentário